O nome de Deus, o Deus de Israel, que foi mantido em segredo pelo povo judeu desde o início está prestes a ser revelado. Deus revelou seu nome a Moisés em Êxodo 3,14 e este nome está sendo mantido escondido por uma razão. O significado do nome é tão poderoso e incrivelmente belo, que não pode ser dito em vão pelo povo judeu. Na história, tambem houve um ladrão que roubou o significado do Eterno e usou-a para seu próprio bem. Ele é um dos mais famosos filósofos gregos de todos os tempos .
O nome que hoje é lido em nossas bíblias como “o Senhor” e muito conhecido entre todos os cristãos ao redor do mundo é a tradução direta do nome de Jeová para o grego Kurios, significa o Senhor. O Senhor em Portugues e em grego significa: mestre, o possuidor , o proprietário. Jeová em hebraico significa O Eterno. Jeová é a combinação do nome de Adonai e Yahweh e foi criado com o propósito de chamar Deus de uma forma diferente e mostrar respeito ao seu nome. O nome que veio dessa combinacao é Jeová. Até mesmo o nome Yahweh, o nome de Deus, que é lido por nós na Bíblia não é o jeito original que isto é escrito.
“Quando a Bíblia hebraica adicionou vogais às consoantes , pela primeira vez (cerca de 300 AC), eles colocararam as vogais de Adonai às consoantes YHWH. Isso produziu uma nova palavra, Jeová, embora os judeus continuaram a substituir Adonai por YHWH quando se fala.”
Este nome, YHWH, não iria ser falado abertamente, e desde então, como uma forma de respeito dos judeus e também para manter o seu nome, o nome do Santo de Israel, protegido da comparação com deuses de outras nações.
O verdadeiro significado do nome de Deus falado em Êxodo 3,14 ( Deus disse a Moisés : EU SOU O QUE SOU – YHWH – …) segundo diferentes pessoas é :
“EU SOU O QUE EU SOU – EHEYEH asher EHEYEH. Estas palavras foram entendidas de formas diferentes em diferentes traduções e idiomas. A Vulgata (do latim) traduz EGO SUM QUI SUM, eu sou quem sou. A Septuaginta (tradução grega), eu sou aquele que existe. O siríaco, o Persa, e o Caldeu preservam as palavras originais, sem qualquer brilho. O árabe parafraseia eles: O Eterno, que não passa, que é a mesma interpretação dada pelo Abul Faraijus (um intérprete e sacerdote famoso e bem conhecido que escreveu um dicionário de ajuda da Bíblia), que também preserva as palavras originais, e dá a acima, como sua interpretação. O Targum de Jônatas, e o Targum de Jerusalém parafraseam as palavras como: Ele que falou e o mundo foi feito, Ele que falou e todas as coisas existiam. Deus estava dizendo a Moisés não apenas sobre seus feitos no passado com seus antepassados , mas Ele também estava dizendo que eu sou quem eu sou e eu vou ser o que ou quem eu serei. As palavras parecem apontar para a eternidade e auto- existência de Deus. Platão, ( um filósofo grego conhecido ), em seu Parmênides, onde ele trata da sublime da natureza de Deus, diz: “nada pode expressar a sua natureza e, portanto nenhum nome pode ser atribuído a ele.”
“Isto significa que o ser real de Deus, a sua auto- existência, e que Ele é o Ser dos seres, como também denota sua eternidade e imutabilidade, e sua constância e fidelidade no cumprimento de suas promessas, pois inclui todos os tempos, passado, presente e futuro, e o sentido é não só eu sou o que sou no momento, mas eu sou o que eu fui e eu sou o que serei, e serei o que eu sou.”
Houve um ladrão muito famoso na história que em nome do conhecimento roubou o significado do nome do Eterno, o Criador e usou para seus deuses. Seu nome era Plutarco, um dos mais famosos filósofos gregos de todos.
“Para esta descoberta divina dos gregos, a inscrição citada, eles colocaram em cima da porta do templo de Apolo em Delfos. O conjunto da inscrição considerada no (EI) simples monossílabo , tu és , a segunda pessoa do verbo substantivo grego EU SOU. Nesta inscrição, Plutarco, um dos mais inteligentes de todos os filósofos gentios, fez um tratado, tendo recebido a verdadeira interpretação do nome em suas viagens no Egito, onde ele tinha ido para o propósito expresso de inquirir sobre a sua aprendizagem antiga, e onde viu, sem dúvida, estas palavras de Deus a Moisés na versão grega da Septuaginta, que havia sido corrente entre os egípcios (por quem ele foi feito pela primeira vez) cerca de quatrocentos anos antes da morte de Plutarco. Este filósofo observa que este título não é apenas correto, mas peculiar a Deus, porque só Ele é o ser, e os mortais não têm a participação do verdadeiro ser, porque aquilo que começa e termina, e está continuamente mudando, nunca é uma coisa em si mesmo, nem no mesmo estado. Ele nos informa que o modo antigo de se dirigir a Deus foi: ” EI’EN , Tu és unico ( você é unico), pois para muitos não pode ser atribuída à natureza divina o que não há nem comeco ou fim, futuro nem passado, velho nem jovem, mas como sendo “unico”, enche -se agora nesse “unico” uma duração eterna.” E conclui com a observação de que “esta palavra corresponde a alguns outros no mesmo templo – Conhece a ti mesmo , como se, sob o nome de EL ( El-Shaddai), tu és, a divindade projetada para levar o homem a venerá-lo como o ser eternamente existente, e colocá-los em mente da fragilidade e da moral de sua própria natureza “.
“Os platônicos e pitagóricos parecem ter usado esse significado, que expressa com eles o Ser eterno e invariável. Diz-se também que o templo de Minerva em Sais, uma cidade do Egito, tinha a seguinte inscrição sobre ele: “Eu sou tudo o que existe , é que deve ser.”
Nós também podemos ver, através da Bíblia, como os diferentes escritores escreveram sobre Deus através da mesma interpretação do Seu nome. Maravilhoso!
Êxodo 6 , 3 – eu apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso (EL) , mas pelo meu nome o Senhor (Jeová ) Eu não me fiz conhecer a eles .
Salmos 90; 2 – Antes que os montes nasceram ou você trouxe tudo ao mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.
Isaías 44; 6 – Isto é o que o Senhor, o rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos diz: ” Eu sou o primeiro, e eu sou o último , e fora de mim não há Deus .
Mateus 28 ; 20b – ” Eis que eu estou convosco todos os dias , até a consumação dos séculos” , Amen.
João 8 , 58 – Jesus disse-lhes: ” Em verdade vos digo, antes que Abraão existisse , Eu Sou (do grego EIMI : ser, de existir, acontecer, estar presente).
Hebreus 13 , 8 – Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.
Apocalipse 1 , 4 – João, às sete igrejas que estão na Ásia : Graça e paz da parte de Deus, que é, que era e que há de vir, … 1 , 8 – Eu sou o Alfa eo Ômega, diz o Senhor Deus, que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. 1 , 17 – Quando o vi, caí a seus pés como morto . Ele colocou sua mão direita sobre mim, dizendo: Não tenha medo , eu sou o primeiro e o último, e Aquele que vive. Eu estava morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre … 4; 8 – Os quatro seres viventes , cada um deles com seis asas, estão cheios de olhos ao redor e dentro . Eles não têm descanso , dia e noite , dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus, O Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir!
Glória e honra Aquele que criou todas as coisas. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém “. Romanos 11 ; 36.
Sabendo-se que “no princípio era o Verbo, eo Verbo estava com Deus, eo Verbo era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Por meio dele todas as coisas foram feitas e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz de toda a humanidade. – A Palavra se fez carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, a glória do Filho unigênito, que veio do Pai, cheio de graça e de verdade ” João 1,1-4 e 1;14. Seu nome é Jesus, Ele é o Senhor, ele é YHWH, ele é plenamente Deus. Ele foi enviado em carne para nos redimir e agora Seu nome está acima de todos os nomes da terra. Honra e glória ao Senhor Jesus para sempre.


Leave a comment