Em muitos momentos da nossa vida, enfrentamos desafios e tribulações que nos deixam desesperados e sem esperança. Nestas horas, muitas vezes, tudo o que podemos fazer é agarrar-nos à nossa fé. Como está escrito em Romanos 5:3-5 NASB:
“E não só isso, mas também exultamos nas nossas tribulações, sabendo que a tribulação traz perseverança; [4] e perseverança, caráter comprovado; e caráter comprovado, esperança; [5] e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações através do Espírito Santo que nos foi dado”.

Em meio a dor, confusão e tristeza, às vezes, não desistir é vencer. Em tais momentos, achamos consolo e força aos pés da cruz, onde o consolador conforta. Ele chega perto, abraça-nos com força e intercede por nós com gemidos profundos que palavras não são suficientes para expressar.
O Espírito Santo tem um papel fundamental em nossa jornada. Como mencionado em Romanos 8:26-27 NASB, “Da mesma maneira, o Espírito também ajuda a nossa fraqueza; pois não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis; [27] e Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque Ele intercede pelos santos segundo a vontade de Deus”.
Quando as palavras nos faltam para expressar o que sentimos, o Espírito Santo nos fortalece em nosso espírito interior, mesmo que estejamos arrasados em nossas almas.
Em batalhas maiores do que nós mesmos, o Espírito Santo nos envolve em Seus braços. É o único lugar onde podemos nos sentir realmente seguros neste mundo. Quando todas as nossas forças se esgotam, Jesus nos convida de braços abertos para que possamos descansar.
Em momentos de escuridão e solidão, o Senhor está sempre conosco. Quando dizemos ao Senhor: “Não consigo Senhor. Não posso. Eu não sei como. Não tenho forças para isso. Não consigo ver na escuridão e estou com medo”, Ele nos conforta com as palavras de Salmos 139:11-12 NASB: “Se eu disser: “Certamente as trevas me dominarão, e a luz ao meu redor será noite”, [12] Mesmo as trevas não são escuras para você, e a noite é tão clara quanto o dia. A escuridão e a luz são iguais para você”.
Jesus nos convida a encontrarmos descanso em Sua presença, como está escrito em Mateus 11:28-30 NASB: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. [29] Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para os vossos ALMAS. [30] Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Em 2 Coríntios 12:9 MSG, somos lembrados de que a graça de Deus é suficiente e que Sua força se manifesta em nossa fraqueza. Aos que se sentem exaustos e sobrecarregados emocionalmente, saibam que o Pastor de suas almas está cuidando de vocês. Ele espera que nos acheguemos a Ele e permitamos que Seu Espírito nos abrace, interceda por nós com gemidos profundos demais para palavras poderem expressar, para renovar nossa força, tomar sobre si nosso coração oprimido e mostrar Seu amor, cuidado e propósito para nossa vida!
Entregue tudo a Seus pés, assim como a mulher pecadora que invadiu a casa de um fariseu com um vaso de alabastro, beijando, chorando e ungindo seus pés. Ninguém conhece nossa dor, nossos desafios ou as reviravoltas que nossa vida deu, mas Ele conhece. Ele nos guia para prados verdejantes e lagos tranquilos. Ele acalma nossas tempestades violentas e nos salva do afogamento.
Amém!

Leave a comment