Relação íntima entre Pastor e ovelhas
Quando aprendemos sobre a íntima relação que existe entre o pastor e suas ovelhas , a figura do Senhor como um pastor de Seu povo assume um novo significado .
Dando nomes às ovelhas
Jesus disse a respeito do pastor de sua época : ” Ele chama as suas ovelhas pelo nome” ( João 10:03 ) . Hoje, o pastor oriental se deleita em dar nomes a algumas de suas ovelhas , e se o seu rebanho não é muito grande , todas as suas ovelhas pode ser dadas nomes. Ele conhece elas por meio de certas características individuais. Ele as nomeia : um ” branco puro ” , outra , ” Listrada “; outra , “neguinha” , outra , “marronzinha”, e ainda um outra , “orelha cinza”. Tudo isso indica a terna afeição que ele tem para cada uma de suas ovelhas.
Orientação para as ovelhas
O pastor oriental nunca deixa suas ovelhas como faz o pastor Ocidental. Ele sempre leva , muitas vezes indo adiante delas. ” E, quando tira para fora as suas ovelhas , vai adiante delas ” (Jo 10:4). Isso não significa que o pastor vai sempre na frente de suas ovelhas. Embora ele possa ir normalmente nessa posição quando viaja, muitas vezes ele caminha lado a lado, e, por vezes, segue atrás, especialmente se o rebanho é dirigido para o dormir à noite. Da parte traseira , ele pode recolher qualquer retardatários , e proteger elas de um ataque malicioso a partir de um animal selvagem. Se o rebanho é grande , o pastor estará na frente , e uma outra pessoa seguirá atras.23 Isaías fala do Senhor onipresente em uma dupla relação ao Seu povo : “Porque não saira com pressa, nem correndo , porque o Senhor irá diante de vós , e o Deus de Israel será a vossa retaguarda”. (Is 52:12 ) .
A habilidade de o pastor, e relacionamento pessoal com as ovelhas é claramente visto quando ele guia as suas ovelhas ao longo de caminhos estreitos. O Salmo do pastor diz: ” Ele me guia pelas veredas da justiça” ( Salmos 23:3 ) . Os campos de cereais são raramente vedados ou cobertos em terras bíblicas , e às vezes apenas um caminho estreito corre entre o pasto e esses campos . As ovelhas estão proibidas de comer nos campos onde as existe comida sendo plantada. Assim, para orientar as ovelhas ao longo de tal caminho , o pastor não deve permitir que qualquer um dos animais entrar na área proibida ,porque se isso acontecer, ele deve pagar uma indenização ao proprietário do grão. Um pastor sírio tem sido conhecido por guiar um rebanho de cento e cinqüenta e ovelhas , sem qualquer ajuda , ao longo de um caminho tão estreito por a uma boa distância , sem deixar uma única ovelha entrar onde ela não foi autorizada a entrar.24
Ovelhas perdidas que são encontradas.
É muito importante que as ovelhas não devem se desviar do rebanho, porque quando achadas sozinhas, elas são totalmente indefesas. Em tal condição , tornam-se confusas, pois elas não têm nenhum sentido de localidade. E se eles se desviam, elas devem ser trazidas de volta.25 O salmista orou a oração : “Eu andava desgarrado como uma ovelha perdida ; busca o teu servo ” ( Salmos 119:176 ) . O profeta Isaías compara a desobediência do homem com a de ovelhas : ” Todos nós, como ovelhas, nos desviamos ” (Is 53:6 ) . David cantou no seu salmo: ” Refrigera a minha alma ” (Sl 23:03 , cf João 10 . ) .
Brincando com as ovelhas.
O pastor esta constantemente com as suas ovelhas , e, por vezes, a sua vida com elas torna-se monótona. Portanto, ele irá ocasionalmente brincar com elas. Ele faz isso, fingindo fugir de suas ovelhas, e elas irão em breve ultrapassá-lo e cercá-lo completamente, com grande alegria.26 Às vezes, o povo de Deus diz que Ele os deixa, quando o problema vem a caminho. Eles dizem : “o Senhor me desamparou ” (Is 49:14 ). Mas , na verdade, seu Pastor divino lhes diz: “Eu nunca te deixarei, nem te desampararei ” (Hb 13:5).
Conhecimento íntimo das ovelhas.
O pastor está profundamente interessado em cada um de seu rebanho. Algumas delas podem ser atribuídos nomes de animal de estimação por causa de incidentes relacionados com elas. Elas normalmente são contadas a cada noite, ao entrarem no aprisco, mas às vezes o pastor dispensa a contagem, pois ele é capaz de sentir a ausência de qualquer um de seus carneiros. Com uma ovelha faltando, algo diferente é sentido no rebanho. Um pastor no Líbano foi perguntado se ele sempre contou suas ovelhas cada noite. Ele respondeu negativamente, e, em seguida, foi questionado sobre como então ele sabia se todas as suas ovelhas estavam presentes. Esta foi sua resposta:” . Mestre, se você colocar um pano sobre os olhos, e me trazer qualquer ovelhas e só me deixar colocar as mãos em seus rostos , eu poderia dizer em um momento se era minha ou não”. 27
Quando HRP Dickson visitou os desertos árabes, ele testemunhou um evento que revelou o conhecimento incrível que alguns deles têm de suas ovelhas. Uma noite, pouco depois do anoitecer, um pastor árabe começou a chamar um por um os nomes de cento e cinquenta e um ovelhas, e foi capaz de escolher de cada um cordeiro, e restaurá-lo à sua mãe para mamar. Fazer isso à luz seria um feito para muitos pastores, mas isso foi feito na mais completa escuridão , e no meio do ruído proveniente das ovelhas chorando por seus cordeiros, e os cordeiros chorando por suas maes.28 Nunca um pastor ocidental teve um conhecimento mais íntimo de suas ovelhas como Jesus teve, como o nosso grande Pastor tem daqueles que pertencem ao seu rebanho . Certa vez, ele disse de si mesmo : ” Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas” (Jo 10:14) .
A diferença entre o pastor eo mercenário
Quanto ao mercenário, Jesus disse: “O mercenário foge , porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas ” (Jo 10:13) . Quando o rebanho é pequeno, o pastor lida com as suas ovelhas , sem qualquer ajuda , mas se o rebanho torna-se muito grande, então torna-se necessário que ele contratar alguém para ajudá-lo com as ovelhas. Um homem geralmente pode lidar com 50-100 ovelhas, mas , quando ele tem mais de cem , ele geralmente procura um ajudante . O mercenário não costuma ter o interesse pessoal na ovelha que o pastor tem , e por isso nem sempre pode ser confiável para defender o rebanho na forma como o próprio pastor teria.29 “Aquele que é mercenário , e não pastor, de quem as ovelhas não são, vê vir o lobo , e deixa as ovelhas , e foge; eo lobo as arrebata e dispersa as ovelhas ” (Jo 10:12) .
CUIDADOS COM AS OVELHAS DE ESPECIAL momentos de necessidade
O amor do pastor pelas suas ovelhas é melhor visto quando os tempos de necessidades especiais requerem atos incomuns de cuidados para os membros do rebanho.
Atravessando uma corrente de água.
Este processo é o mais interessante . O pastor conduz o caminho para a água e todos seguem o fluxo. Algumas ovelhas favorecidas que manter sempre mergulham corajosamente para a água, e em breve a maioria vem. Outros do rebanho entram na corrente com hesitação e alarme. Por não estar perto de seu guia, eles podem perder o lugar vadeando e serem levadas pelo rio, mas provavelmente serão capaz de escalar de volta em terra. Os cordeirinhos pode ser conduzido para dentro da água pelos cães , e eles são ouvidos a balir lamentavelmente como eles saltam e mergulhar. Alguns conseguem atravessar , mas se for levado pelo rio, em seguida, o pastor salta rapidamente para a corrente e resgata o cordeirinho, levando-o no seu seio para a costa. Quando todos chegam sobre o córrego , os cordeiros canta com alegria, e as ovelhas se reúnem em torno de seu pastor como se para expressar sua gratidão a ele.30 Nosso Pastor divino tem uma palavra de encorajamento para todas as Suas ovelhas que passam por fluxos de aflição : “Quando passares pelas águas, eu serei contigo , e quando pelos rios, eles não te submergirão ” (Is 43:2 ) .
Cuidados especiais de cordeiros bebês, e as ovelhas com os jovens
Quando chega a hora do parto, o pastor tem que tomar muito cuidado com seu rebanho. A tarefa torna-se mais difícil, pois muitas vezes torna-se necessário mudar para um novo local para encontrar pastagens . As ovelhas que estão prestes a tornar-se mães , bem como aquelas com as suas crias , devem ser mantidas perto do pastor quando em trânsito. Cordeiros indefesos não se pode manter com o resto do rebanho, mas são carregados no seio da roupa do pastor na parte de baixo algumas vezes, o cinto de transformá-lo em um suporte.31 Isaías mostra imagens desta atividade em sua famosa passagem: ” Ele deve alimentar seu rebanho como um pastor : ajunta os cordeiros com o braço e os levará no seu regaço, e guiará suavemente aqueles que estão com o jovem ” (Is 40:11 ) .
Cuidados com as ovelhas doentes ou feridas
O pastor está sempre à procura de membros do seu rebanho que precisam de atenção pessoal. Às vezes, um cordeiro sofre com os raios do sol, ou o seu corpo pode ter sido arranhado por algum espinheiro. O remédio mais comum que ele usa com estas ovelhas é azeite de oliva, uma fonte da qual ele carrega em um chifre de carneiro. Talvez David estava pensando em tal experiência quando escreveu sobre o Senhor “, Unge a minha cabeça com óleo ” (Sl 23:5) .
Assistindo ovelhas à noite
No tempo que permite , os pastores muitas vezes mantem os seus rebanhos no campo aberto. O grupo de pastores, preparam simples lugares para dormir para si , colocando ” um número de círculos de pedras retangulares , dentro do qual foram coletadas para a cama, de acordo com a moda beduína no deserto. Estas camas simples foram dispostas em um círculo, e varas e raízes foram colocadas no centro de um incêndio. “33 com este arranjo que eles são capazes de vigiar suas ovelhas à noite. Foi desta maneira que os pastores de Belém se revezaram em vigiar e dormir nas colinas fora de Belém , quando os anjos visitaram eles anunciando o nascimento do Salvador. ” E havia nos mesmos pastores do país que habitam no campo, e guardavam o seu rebanho durante a noite ” ( Lucas 2:8). Quando Jacó cuidou das ovelhas de Labão , ele passou muitas noites em fora-de-portas, cuidando do rebanho. ” Assim que eu era ; no dia me consumia o calor , e de noite a geada ; e o meu sono foi-se dos meus olhos ” (Gn 31:40 ) .
Protecção das ovelhas dos ladrões e dos animais selvagens
As ovelhas precisam ser protegidos contra ladrões não só quando estão em campo aberto, mas também quando eles estão na dobra. Os bandidos da Palestina não são capazes de abrir fechaduras, mas alguns deles podem conseguir subir por cima do muro , e entrar no aprisco, onde eles cortam as gargantas de muitos dos animais e, em seguida, joga-los por cima do muro para outros de sua banda, e todos eles tentam escapar sem ser pegos.34 Jesus descreveu essas operações: “O ladrão não vem senão para roubar , matar e destruir ” (Jo 10:10). O pastor deve estar em guarda constantemente para uma emergência desse tipo , e deve estar pronto para uma ação rápida para proteger os seus no rebanho.
Os animais selvagens da Palestina hoje incluem lobos , panteras , hienas e chacais. O leão não tinha vivido na terra desde os dias das Cruzadas. O último urso foi morto mais de meio século atrás. Davi como um pastorzinho experimentou a vinda de um leão e de um urso contra o seu rebanho, e com a ajuda do Senhor, ele foi capaz de matar os dois (1 Samuel 17:34-37 ) . Amos fala de um pastor tentando resgatar um do rebanho da boca do leão : “Como o pastor tira da boca do leão as duas pernas, ou um pedacinho da orelha ” ( Amo 3:12). Um pastor sírio experiente relatou ter seguido uma hiena para seu covil e obrigou o animal a desistir de sua presa. Ele ganhou a sua vitória sobre a fera pelo próprio uivado de forma característica , marcante em rochas com seu peso e arremessando pedras mortais com seu estilingue . A ovelha foi, então, levada nos braços de volta ao seu aprisco.35 O pastor fiel deve estar disposto a arriscar sua vida para o bem do rebanho, e, talvez, dar a vida por eles. Como o nosso Bom Pastor Jesus não apenas arriscou sua vida por nós, Ele , na verdade, deu a si mesmo em nosso nome. Ele disse: “Eu sou o bom pastor : o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10:11) .
Buscar e encontrar ovelhas perdidas
Ser responsável por tudo o que acontece a um de seu rebanho , o pastor oriental vai passar horas se necessário, atravessando o deserto ou no lado da montanha, em busca de uma ovelha que se desviou e se perdeu . Depois de horas cansativas de caça para ele, ele vai ser encontrado em algum oco sem água no deserto, ou em alguma montanha desolada. A criatura exausta sera carregada para casa sobre os ombros do pastor. E o que acontece então é melhor descrito pela parábola de Jesus : ” E , chegando a casa , convoca os amigos e vizinhos , dizendo-lhes : Alegrai-vos me, porque já achei a minha ovelha que se havia perdido “( Lucas 15:06 ) .
CABRAS
Cuidados de cabras – capacidade de liderança
Há muitas cabras sendo cuidada por pastores nas terras bíblicas. Um pastor cuida delas tanto quanto ele iria cuidar de um rebanho de ovelhas. Por vezes, as cabras pertencem a um rebanho , juntamente com as ovelhas , e neste caso:
Geralmente é um bode que é o líder especial do todos (Jer 50:8 ; Pro 30:31 ), andando antes que como gravemente como um sacristão antes do rebanho branco de um coro da igreja. É a partir desse costume que Isaías fala de reis como “os bodes da terra ” (Isaías 14:9, margem), um nome aplicado a eles por Zacarias (Zacarias 10:03 também ), e de Alexandre, o Grande por Daniel, que ele descreve como um bode do oeste, com um chifre notável entre os olhos ( Dan 8:05 ) : um símbolo apropriado de seu poder irresistível na cabeça do exercito macedónio.
Como cabras diferem das ovelhas
A maioria das ovelhas palestinas e sírias são brancas, enquanto a maioria das cabras são pretas. As cabras , como nas encostas das montanhas rochosas, enquanto as ovelhas preferem as planícies ou vales de montanha. As cabras especialmente gostam de folhas jovens de árvores , mas as ovelhas preferem ter grama. Cabras irão alimentar durante todo o dia , sem o calor do verão que lhes diga respeito , mas quando o sol é quente, as ovelhas se deitam debaixo de uma árvore , ou na sombra de uma rocha, ou em um abrigo grosseiro preparado pelo pastor para este propósito. Cantares de Salomão faz menção a este tempo de descanso para as ovelhas: “Diga -me, ó tu, a quem ama a minha alma , onde tu apascentas , onde deres o teu rebanho para descansar ao meio-dia ” (Cântico dos Son 1:7). As cabras são mais ousadas, arriscam mais, mais brincalhonas, mais aptas a escalar lugares perigosos, mais aptas a invadir as searas , mais teimosas, mais vigorosas e mais difíceis de controlar do que são as ovelhas.44
Separando as cabras de ovelhas
Em certos momentos , torna-se necessário separar os bodes das ovelhas, embora possam ser cuidados pelo mesmo pastor que cuida das ovelhas. Eles não pastam bem juntos , e por isso muitas vezes torna-se necessário mantê-los separados das ovelhas , enquanto eles estão pastando . Dr. John A. Broadus , quando visitou a Palestina, relatou ter visto um pastor que conduzia o seu rebanho de ovelhas e cabras pretas e brancas e eles se misturavam . Quando ele foi para um vale , depois de ter leva-los em toda a planície de Sharon, ele se virou e olhou para o seu rebanho : “Quando uma ovelha veio à tona, ele bateu com seu bastão longo do lado direito da cabeça , e moveu-se rapidamente à sua direita, um bode bateu do outro lado, e ele foi para o seu lado esquerdo “45 Esta é a imagem do Salvador tinha em mente quando ele pronunciou as palavras solenes : ” . e diante dele serão reunidas todas as nações e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos , e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda “(Mt 25:32-33 ) .
Do livro costumes de D. L. Wight.
Traduzido por google translater e organizado por Yury Gaudard.

Leave a comment